29 de agosto de 2014

Gere bem o teu tempo


Em tempo de aulas é necessário sabermos gerir muito bem o nosso tempo, independentemente do ano ou ciclo em que estejamos, por isso não deixes nunca que te escape alguma data importante.
Existem muitas formas de te organizares sendo a mais comum o recurso a uma agenda. Podes optar por uma agenda escolar ou por uma agenda anual normal, ou simplesmente pelas duas, podes ainda optar por criares o teu próprio calendário escolar.
Durante muito tempo optei por usar duas agendas, mas havia sempre uma altura em que apontava umas coisas numa agenda e outras na outra o que acabava por me baralhar, mas isso depende de cada um J Para o próximo ano letivo estou a planear usar apenas a agenda anual porque é mais pequena, mais fácil de transportar e por isso acabo por andar mais vezes com ela e em casa vou ter um calendário escolar (no meu caso para o primeiro semestre) onde aponto as datas importantes todas. Deste modo não preciso de estar sempre a recorrer à agenda e tenho uma visão mais geral do trabalho.
Há ainda muita gente que gosta e consegue criar um “mapa de tarefas” semanal, como o horário é fixo criam uma rotina incluindo horas de estudo, refeições, exercícios, de dormir entre outras atividades fixas que possam ter. Pessoalmente cheguei a usar este método no Ensino Básico mas hoje em dia acho que não o conseguiria cumprir (devido ao facto de ter estagio durante o tempo letivo tenho de programar semana a semana) por isso não o faço. Neste caso o que faço é apontar a lápis na agenda ou num post-it tudo o que tenho para fazer nesse dia e gerir o tempo da melhor forma.


Agenda(s)

Este é o meu calendário para o próximo semestre

http://modaebeleza.com.pt/?skip=10&tag=aulas
Com as ideias sugeridas a cima não pretendo que cries uma rotina rigorosa porque eu adoro fugir à rotina mesmo em tempo de aulas. Nos teus tempos livres opta por fazeres o que mais gostas e com quem mais gostas e evita pensar/falar em aulas mesmo que às vezes seja difícil. Nas épocas de testes e exames não entres em pânico, mesmo que te tenhas baldado à sempre forma de fazer tudo,mas para isso tens que te esforçar muito mais. 
Para que a gestão do tempo seja eficiente é importante que mantenhas o teu material bem organizado e que cries uma área de estudo confortável e acolhedora J
Ana




Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!