3 de agosto de 2014

Tudo para uma boa exfoliação facial

Já todos nós ouvimos falar na importância da exfoliação (e digo todos, porque cada vez mais existem homem a render-se ao cuidados da pele), que importante exfoliar a pele, que a exfoliação faz bem…
A exfoliação bem feita torna a nossa pele mais iluminada e por isso mais livre de impurezas e imperfeições, mas como fazer uma exfoliação bem feita? É o que vamos descobrir.

O que é, e para que serve a exfoliação?
A renovação cíclica e natural da pele dura cerca de 28 dias sendo que apresenta vários ritmos de renovação. Contudo a cada dia que passa vai surgindo uma camada de pele nova por cima da pele morta.
Para ajudarmos a pele a eliminar a camada de células mortas devemos realizar a exfoliação da pele não só do rosto como de todo o corpo. Com a exfoliação permitimos que a nossa nova pele seja melhor e por isso mais saudável.
Apesar da exfoliação ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele esta não elimina de forma alguma as rugas.

Quando exfoliar?
Cada tipo de pele tem necessidades diferentes e por essa razão a regularidade da exfoliação também deve ser diferente. A pele deve ser esfoliada uma vez por semana; já a pele sensível de dez em dez dias; e a pele oleosa sem acne pode ser exfoliada uma a duas vezes por semana. É preciso ter alguns pontos em consideração: a pele com acne não deve ser sujeita à exfoliação e nos casos de pele sensível é recomendável que se realize um pequeno teste para ver se a pele reage. Este teste deve ser feito numa área pequena e discreta (como por trás da orelha) para o caso de fazer reação alérgica.
A exfoliação pode ser feita tanto de manhã como à noite. Porém é durante a noite que a renovação celular é mais intensa e por isso existe uma maior acumulação de células mortas o que torna a exfoliação realizada de manhã mais eficiente.
A duração da esfoliação não deve exceder meio minuto em cada área, já que pode deixar a pele indefesa.

Como exfoliar a pele?
O contorno dos olhos NÃO pode ser exfoliado.
Existem vários utensílios que nos ajudam a exfoliar a pele como escovas, luvas ou toalhas. No caso das escovas é necessário ter em atenção que as células mortas se podem acumular nos espaços e por isso devem ser trocadas com alguma regularidade. Independentemente do que se use para exfoliar a pele no final de cada exfoliação é sempre necessário lavar os utensílios muito bem e deixar secar ao ar livre.

É hora da exfoliação!
A pele deve estar sempre húmida quando se começa a exfoliar e devemos realizar movimentos circulares lentos. Devemos começar pelo nariz para o resto do rosto e só por fim o queixo e a testa. Quando se tiver terminado enxagua-se o rosto com água morna e por fim deve-se passar um pano com água fria (ou mantido por alguns minutos no congelador) pelo rosto de modo a ativar a circulação e fechar os poros.

Por fim, é necessário aplicar um bom creme hidratante e protetor solar (caso a exfoliação seja realizada à noite não se aplica proteção solar).

Beijinhos, Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!