12 de agosto de 2014

Universidade, nova vida :)


Entrar na universidade é um verdadeiro desafio, principalmente se vais para uma cidade longe que não conheces e onde não conheces ninguém. Os primeiros tempos são uma verdadeira aventura, tens de te dar a conhecer a muita gente, tens de te “perder” pela cidade para a ficares a conhecer, tens de lidar com muita emoções fortes e com pessoas muito diferentes. Provavelmente terás muitos “doutores” (e não só) a convidarem-te para a noite, o que pode não ser mau se tiveres bem presente o teu objetivo.
Ao fim do primeiro mês já tudo te começa a parecer normal, e nessa altura provavelmente vais-te aperceber que já apanhas-te muitas bebedeiras, que já fizeste muitos jantares de curso e de turma e que não faltaste a uma única festa. A tua turma vai-te parecer a que tem o pessoal mais fixe da faculdade e que todos são muito unidos. Mas calma, não te esqueças que só estás no inicio.
Rapidamente começam a surgir os primeiros trabalhos de grupo e provavelmente já algumas frequências, e é ai que (se tiveres bem presente que foste para fora para estudar) muita coisa muda. Podes continuar a ir a festas e a sair à noite, mas provavelmente o ritmo vai abrandar e já só sais em noites “estratégicas”, dentro da turma vão começar a haver grupinhos e rapidamente te dás conta que só te dás mesmo bem com meia dúzia de colegas, e se tiveres sorte também te dás conta de muitos “mexericos” e comparação de notas… Isto para não falar de todas as responsabilidades que viver sozinho acarreta, tens de ser tu próprio a planear os almoços e jantares, fazeres compras, tratares das contas, cumprir com as tarefas distribuídas, …
Ao longo do ano vais-te apercebendo que muita coisa já mudou, provavelmente estas muito mais independente, muito mais preparado. Possivelmente até deixas-te algumas cadeiras para trás mas isso não te impede de acabares ocurso dentro da duração normal do curso, vais é ter de exigir mais de ti o ano seguinte. Vais cair muitas vezes, mas também te vais levantar muitas vezes, às vezes sozinho, outras vezes com ajuda mas o importante é levantar e seguir de cabeça erguida.
No fundo, a entrada na universidade é um passo muito importante e marcante na vida de qualquer estudante, é uma fase única que não vais querer desperdiçar… E quando dizem que são os melhores anos da tua vida, acredita que é mesmo verdade, mesmo com todo o trabalho que te vai dar. E se hoje me dessem a escolher entre continuar bem longe de casa ou vir para mais perto, a minha escolha manter-se-ia a mesma “longe de casa”. Não se trata só de liberdade mas se de um crescimento individual ainda maior a todos os níveis… Aproveita porque nunca mais vais recuperar o ano de caloiro nem mesmo os anos seguintes e estes são FANTÁSTICOS!

P.S. Por muito que muitas vezes te apeteça voltares para casa, não passes a semana toda em contagem decrescente até à sexta-feira porque assim vai custar muito mais J

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!