24 de setembro de 2014

Como organizar o estudo

Em tempo de aulas, tanto no secundário como na universidade é necessário mantermos a matéria toda em dia, mas sabemos que isso é complicado.

No secundário optava por tentar ter os exercícios sempre resolvidos e os resumos sempre em dia. Cerca de duas semanas antes dos testes certificava-me que tinha os resumos todos prontos de forma a poder estudar tudo com tempo e voltar a resolver todos os exercícios e fichas. Cada disciplina tinha uma caderno por isso era sempre mais fácil manter a matéria minimamente organizada.

Na universidade tento sempre manter os apontamentos em dia e o mais completos possíveis usando os apontamentos dos professores, os meus apontamentos retirados das aulas e de livros e os apontamentos de colegas. Apesar de ser mais difícil de os ter prontos com tanto tempo de antecedência tento fazê-lo o mais depressa possível. Na universidade optei desde o inicio por ter um único caderno para todas as disciplinas não o dividindo por disciplinas mas sim por dias. Para além de ser mais fácil de transportar e de não correr o risco de me esquecer de um dos cadernos, consigo organizar-me muito bem com este sistema. Mal os professores disponibilizem os seus apontamentos trato de fazer os meus próprios apontamentos e organiza-los por temas de forma a saber exatamente onde encontrar determinada matéria.

No fim de contas o essencial é perceberem qual é o vosso verdadeiro método de estudo de forma a optimizar o estudo.


Beijinhos, Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!