28 de setembro de 2015

Hora de estudar - ERA #4

Agora que as aulas começaram é hora de começar a criar os nossos hábitos de estudo por isso hoje deixo-vos dicas essenciais para que o teu estudo seja mais eficiente e mesmos cansativo. Estas dicas são úteis tanto para quem está no Ensino Básico/ Secundário como também para quem já está na Universidade e resultam da minha experiência  pessoal de estudo...

Arrumar a secretária antes de estudar - ter a secretária desarrumada é meio caminho para te distraíres por isso, não te esqueças de antes de começares a estudares arrumar tudo e deixares todos os materiais que precisas à mão.

Deixar o telemóvel em silêncio e desligar o Wifi - se achares que os teus pais ou amigos te vão ligar enquanto estás a estudar liga-lhes primeiro e avisa que vais estar a estudar. Desta forma consegues eliminar mais uma distração sem deixares ninguém preocupado.


Ter boa iluminação - é essencial para que não forces muito o olhar e para assim conseguires estudar concentrado durante mais tempo. Sempre que possível estuda com luz natural.

Usar sublinhadores para anotar a matéria mais importante - Principalmente quando temos muita matéria para estudar é importante saber distinguir a matéria importante da superficial. Normalmente uso sublinhadores e canetas de várias cores e divido os temas por cada cor, assim quando for estudar é mais fácil distinguir os temas.

Ver vídeos na internet que expliquem a matéria - Não se aplica a todas as áreas nem a todas as disciplinas, mas quando não conseguires perceber uns determinada matéria tenta procurá-la no youtube, normalmente há sempre muitos vídeos a explicar de uma forma muito fácil aquilo que não entendes. Depois de perceberes não te esqueça de fazer um resumo/esquema para não te esqueceres do que aprendeste. 

Fazer pausas - as pausas são fundamentais no estudo, por isso não te esqueças de fazer pausas regulares para assim poderes descansar e depois estudares mais concentrado(a).

Beber muita água e alimentar bem - para o cérebro funcionar bem ele precisa de estar hidratado e "alimentado" por isso deixa sempre na tua mesa de estudo uma garrafa de água para ires bebendo e uma barra de cereais/bolachas/chocolate/gomas para dares ao cérebro o açúcar que ele tanto precisa.

Não te esqueças que o mais importante é começares por isso obriga-te a estudar e recompensa-te sempre que o conseguires fazer bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!