14 de setembro de 2015

Tag Faculdade - ERA #3

Hoje, no dia em que muitos caloiros começam as aulas e têm a sua primeira praxe (pelo menos em Viseu) venho falar-vos um pouco da minha experiência universitária por isso decidi responder à Tag Faculdade...

1. Quando é que ingressaste na Universidade?
Entrei para a universidade em 2012.


2. Em que Curso e Universidade estás/estiveste?
Estive e vou continuar a estar no Instituto Politécnico de Viseu, na Escola Superior de Educação! Licenciei-me lá em Educação Básica e vou começar este ano o Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo.

3. Sempre soubeste o que querias seguir, ou foi uma escolha de última hora?
Não soube desde sempre, mas também não foi uma escolha de última hora! Até entrar no secundário queria algo na área das ciências, mas logo percebi que não era por ai. Decidi que ia estudar educação básica no 11º ano. 

4. Porque é que escolheste o curso em que estás agora/estiveste? Com que objetivos?
Eu nunca quis muito ser professora (apesar de agora amar essa área), queria muito ser educadora de infância e especializar-me em educação especial! A verdade é que se as crianças forem bem estimuladas desde muito cedo podemos assistir a verdadeiros milagres! Anda hoje sonho com isso!!

5. O que achas da tua Universidades? Pontos positivos e pontos negativos?
Eu adoro a Superior de Educação de Viseu e por isso decidi continuar lá os meus estudos! As relações que se criam entre professores alunos e funcionários é ótima e não se encontra isso em muitos sítios! Todos os professores sabem o eu nome e um pouco da tua história! Para não falar que temos professores de excelência nas mais diferentes áreas. Um ponto negativo poderá ser o facto de não haver muito espaço destinado ao estudo e de não termos uma biblioteca fantástica. 

6. No geral, como tem sido/ foi a tua experiência?
Fantástica!! Olhando para trás nunca pensei que este curso fosse tão desafiante nem nunca pensei que seria capaz de fazer algumas coisas e fazê-las e acho que os estágios contribuíram imenso para isso. (Ao longo dos 3 anos tive 4 estágios em contextos muito diferentes e ao mesmo tempo que tinha estágio tinha aulas e foi uma verdadeira roda viva de emoções)

7. Em relação às praxes, foste praxada? O que achaste dessa experiência?
Sim, fui praxada e adorei. No entanto as praxes em Viseu são muito longas (na minha opinião) duram até meados de Abril e são sempre à noite, ao frio, e acabam a altas horas, o que fez com que eu a partir de dezembro deixasse de ir! No meu ano a maioria das praxes eram uma seca mas mesmo assim foram ótimas para criar laços de amizade e se voltasse atrás voltaria a ser praxada!

8. Qual a diferença entre a Escola Secundária e a Universidade para ti?
É completamente diferente! Em primeiro lugar a carga horária é muito superior e o trabalho autónomo também é muito maior! Em segundo lugar eu passei a ter de gerir tudo sozinha, como saí de casa (e para bem longe) eu é que tinha de gerir e organizar a minha vida toda: pensar nos almoços e jantares; não ter ninguém a chatear-me para estudar; nem para ir para as aulas; não ter ninguém a controlar as horas a que chego a casa é muito bom mas é preciso ter muita responsabilidade!

9. Achas a Universidade uma mais valia para quem quer seguir e ter o emprego desejado?
Completamente! Poderá haver empregos que não precisem de passar pela universidade (apesar de ser sempre uma mais valia) mas no meu caso nunca poderia ser educadora/professora sem passar pela universidade e sem o mestrado.  

10. Achas a experiência de estudar fora da tua cidade importante?
Muito muito mesmo! Aconselho toda a gente a passar por essa experiência! Crescemos muito mais e acho que acabamos por viver tudo de uma forma mais intensa!

11. Como são os relacionamentos entre amigos na Universidade?
Sinceramente pensava que eram bem mais simples, mas os amigos que tens ficam-te para sempre. Muito provavelmente vais encontrar pessoas que são tuas "amigas" de noite, mas que quando precisas mesmo não te ajudam! Acho que faz parte! Não vás à espera que toda a gente goste de ti e que toda a turma seja super unida (principalmente se for maioritariamente de mulheres).

12. A Universidade mudou-te como pessoa?
Não me mudou mas fez-me crescer muito mais do que pensava e mais rapidamente! Passei a acreditar muito mais em mim e a lutar por aquilo que quero, mas para isso foi preciso ouvir muitas críticas umas construtivas e outras menos construtivas!

13. Que lema/lição levas dessa etapa da tua vida?
Se queres algo bem feito mexe-te! Não fiques à espera dos outros! Acredita em ti! Não és mais que ninguém! Pode parecer que estou a ser má mas a verdade é que por muitos amigos que tenhas o trabalho que tem de ser feito tem de ser feito por ti porque todos os teus amigos/colegas também estão atarefados com os trabalhos deles e de ficares à espera que alguém faça o trabalho por ti muito provavelmente as coisas não vão correr bem.

14. O que aconselhas aos estudantes que vão entrar para a universidade?
Segue os teus sonhos! Hoje em dia todas as áreas estão lotadas por isso não vale mesmo nada a pena estares a especializar-te numa área pela qual não tens nenhum interesse. E isto serve para todo o percurso no curso: provavelmente vais ter de escolher algumas cadeiras e áreas onde estagiar por isso segue sempre os teus sonhos e aquilo que queres e não o que os outros querem até porque depois o teu rendimento não será o melhor e dificilmente acabarás o curso no tempo suposto! Eu acredito que quando queremos mesmo muito uma coisa/área por mais lotada que ela esteja quem gosta mesmo e quem luta terá sempre o seu lugar!

Um grande beijo,
Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!