25 de janeiro de 2016

Como sobreviver à época de exames!

Pelo que vou vendo pelo mundo virtual já muita gente acabou a época de exames, mas acredito que anda muito gente está no início desse penoso período. Cada faculdade tem os seus calendários e as suas formas de avaliação no entanto na minha temos a época de aula onde vamos fazendo trabalhos e frequências a todas as cadeiras e só quem não consegue passar por avaliação continua vai a exame tendo duas épocas de exames. A última época de exames é a única onde podemos melhorar as nossas notas e é a única onde espero ir. Mesmo estando em mestrado tenho cinco cadeiras com frequências/exames e este ano decidi impor um limite de nota - não não é o 10 -  desta forma vou a melhora a todas as cadeiras que não consiga atingir esse mínimo. Como acredito que tenho que ir a dois ou três exames decidi rever o meu método de estudos e fazer uma lista de hábitos que me ajudam a sobreviver à época de exames, vamos a isto?!

1.º Descansar - Eu sei que toda a gente está farta de ouvir falar nisto mas a verdade é que uma boa noite de sono faz toda a diferença.

2.º Deitar e acordar cedo - No seguimento da anterior é essencial acordar cedo (e por consequência também deitar cedo). Impõe um limite de horas para acordar e põe dois despertadores - um para meia hora antes e outro para a hora em que tens mesmo que te levantar.


3.º Cuida de ti - Não adianta querer começar a estudar sem lavar a cara, nem sem tomar um bom pequeno almoço e muito menos de pijama. Prepara-te como se fosses sair e veste roupa confortável para que o teu organismo desperte.


4.º Organiza o teu espaço - Estudar no quarto pode ser muito tentador, mas não voltes para a cama. Deixa o quarto a arejar enquanto te arranjas e logo a seguir faz a cama e arruma tudo, não adianta estares a estudar num sítio desarrumado. 

5.º Vê se tens tudo o que precisas à mão -  Seja canetas, folhas, ou os resumos, deixa tudo o que precisas ao pé de ti para que não te distraias à procura de nada. 

6.º Desliga as redes sociais - Também é uma dica básica, mas essencial. Deixa o telemóvel longe da área de trabalho e fecha tudo o que sejam distracções no computador.

7.º Faz pausas - De hora a hora ou de 1h30 em 1h30, cada um tem o seu ritmo e tens de conhecer o teu até porque não adianta nada forçares o estudo. Alimenta-te para que o teu cérebro continue a ter energia para trabalhar.

8.º Auto-educa-te - Se por um lado não vale a pena forçar o estudo após muito tempo de esforço, por outro lado é importante que te obrigues a trabalhar. A preguiça muitas vezes fala mais alto mas o importante é não te deixares levar por ela. Senta-te à secretária sem distrações e obriga-te a começar a trabalhar. 


Agora é hora de por todas as dicas em funcionamento e ir estudar!
Todas as imagens apresentadas estão disponíveis no Pinterest.

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!