29 de abril de 2016

Resenha de livro "500 erros mais comuns da língua portuguesa"

Enquanto futura professora tenho de ter muito cuidado com a Língua Portuguesa, mas confesso que nem sempre é fácil. Na hora de escrever bem aparecem sempre dúvidas especificas do nosso português e muito por causa dos regionalismos.
Do mesmo modo, ao  nível da oralidade tenho muitos debates com as minhas colegas para perceber como se pronuncia palavras tais "como", "conteúdo" "ao" "comboio" "oito", mas a verdade é que raramente se chega a um consenso.



No entanto, desde há uns meses a esta parte conto com a ajuda do livro "500 erros mais comuns da Língua Portuguesa" de Sandra Duarte Tavares. A autora, já com bastantes cartas dadas em Linguística Portuguesa organiza o livro com aqueles que pensa ser os 500 erros mais comuns na Língua Portuguesa, por ordem alfabética. Depois de encontrado o erro a autora refere se se trata de um erro de ortografia, léxico, pronuncia ou sintaxe. é ainda de salientar que após o erro ser detetado a autora esclarece as dúvidas de uma forma muito clara e simples e dá exemplos de como fazer a correção dos mesmos. Desta forma, tora-se muito mais prático para o leito identificar o erro e compreender como pode corregir.


Hoje em dia já é um livro indispensável na minha mesa de trabalho e muitas vezes dou por mim a ler o livro como se tratasse de um romance.


Quem já conhece  livro? Gostam? Alguém recorre a este tipo de livros? Quais? 

2 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas sem dúvida é uma boa aquisição. A nossa língua tão rica e complexa, que ajudas extras são sempre boas :) Obrigado pela dica :)

    Linha Reta | Facebook | Instagram | Pinterest

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E uma ajuda extra é sempre bem vinda, não é verdade?!

      Eliminar

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!