8 de agosto de 2016

Guia para criares o teu Bullet Journal

Que sou louca por cadernos e organização já devem saber, mas será que sabem o que é um Bullet Journal? Ahh pois, eu no ano passado tive um e apesar de atualemente usar uma agenda comum adoro seguir os princípios do Bullet Journal...

O Bullet Journal é um sistema de organização flexível e adaptável a cada pessoa que permite "registar o passado, organizar o presente e planear o futuro". No fundo trata-se de sermos nós mesmos a construir a nossa "agenda" completamente moldada aos nossos gostos, às nossas necessidades e à nossa personalidade. Criado por Ryder Carroll  geralmente apresenta quatro módulos essenciais: o índice, a Future Log, o Registo Mensal e o Resisto Diário. O índice é fácil de perceber a sua utilidade, no entanto este é mais utilizado para ver o passado, uma vez que o ideal é construirmos  o nosso Bullet Journal a cada dia que passa uma vez que nunca sabemos o espaço que precisamos para cada dia. A Future Log - que preferi não traduzir - trata-se de uma visão geral dos meses para o qual o vosso Bullet Journal se destina. Desta forma conseguem ter uma visão mais abrangente das tarefas e eventos dos vossos meses e identificar o estado das mesmas. Do mesmo modo o Registo Mensal permite-vos observar claramente o vosso mês e no Registo Diário colocam todas as tarefa, eventos ou notas que necessitam para esse dia.

Para que os registos mensais e diários sejam mais organizados à uma lista de correspondência símbolo/tipo de anotação que vos pode interessar...

. Tarefas (p.e. levar roupa à lavandaria)
              x tarefa completa
              > tarefa migrada (precisa de ser antecipada)
              < tarefa agendada (para o mês seguinte)
              * tarefa prioritária

o Eventos (p.e. festa de aniversário do A)

_ Notas (p.e. horário da biblioteca 9h -19h30)

! Inspiração (frases ou imagens que te inspiram)

"olho" Pesquisar (coisas que queres aprofundar ou até mesmo conhecer, p.e. quando não sabes o significado de alguma expressão ou palavra).

Estas são as ideias chaves ou orientações do Bullet Journal que podem ver aqui, no entanto cada pessoa é completamente livre de montar o seu Bullet Jounal à sua maneira e com a organização que pertence, p.e, eu gosto muito de me organizar por cores sendo que cada cor corresponde a um tipo de tarefa ou evento, existem pessoas que em cada mês guardam as suas memórias, que têm um módulo para o blog ou youtube. No fundo tudo depende dos teus gostos e das tuas necessidades. Como já referi atualmente não estou a construir nenhum Bullet Journal porque encontrei uma agenda que satisfaz as minhas necessidades, mas gosto muito de me guiar por estes princípios.

Videos que me ajudaram muito:



Existem também imensas imagens de Bullet Journal que nos dão muitas ideias sobre como montrar e decorar o nosso caderninho.
Já conheciam este método de organização? Quem usa?

Beijinhos



4 comentários:

  1. Respostas
    1. Também tens um?! Faz um post a mostrá-lo :D
      Ia adorar vê-lo...

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Fiquei curiosa! O meu "bloco de notas" para as coisinhas do blog é idêntico ao do primeiro video em que te inspiraste, e acho que vou adaptá-lo ;)

    Beijinhos,
    http://VerdadeQuerida/
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho muito bom sinceramente é uma maneira de termos tudo organizado... Eu por exemplo estou a pensar em adaptar este sistema ao caderno da faculdade...

      Beijinhos

      Eliminar

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!