7 de junho de 2017

Como tirar anotações - Método Cornell

O método Cornell foi desenvolvido pelo Dr. Walter Pauk na Universidade de Cornell e trata-se de um método para tirar anotações durante palestras, leituras, ou como forma de revisão de matérias já estudadas. Pessoalmente utilizo este método para tirar anotações de todas as minhas aulas, com algumas diferenças em relação ao método original.

O método Cornell consiste em dividir uma página em três secções diferentes: tópicos/conceitos, anotações e resumo.

Tópicos/Conceitos 
É o espaço que se encontra a rosa na fotografia. Nesta coluna estreita coloca as palavra-chaves e as questões que correspondem ao que colocaste no lado da área verde. Estas palavras-chaves ou questões devem estar ao lado da anotação.

Anotações
Este espaço a verde e destinado às anotações o mais realistas possíveis. Coloca-as de forma clara e objetiva, se tiveres dúvidas este também é o espaço para as registar para que depois não te esqueças de as tirar. 

Resumo
Anota o assunto do que estás a estudar (na área a laranja), coloca a data, o local (se necessário), o tema e os pontos principais. Esta é a área que será a referência para procurar determinado conteúdo. Quando este método é utilizado para fazer revisão de matéria esta área, deve resumir toda a matéria que a folha contem e por isso é referência para estudos mais apressados.



Como disse, neste último ano tenho usado sempre o Método Cornell, mas com uma alteração. Como o utilizo fundamentalmente para tirar anotações das aulas e em todas as cadeiras tenho sete e oito professores, decidi retirar a área de resumos, até porque cada folha tem matéria de dias diferentes e de professores de áreas diferentes o que não facilita a realização do resumo. 

4 comentários:

  1. Eu por acaso sou adepta dos esquemas, é a forma que acho mais fácil :D
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que comecei a pesquisar mais sobre métodos de estudo e produtividades e desde que comecei a aplicar cercas mudanças nas minhas rotinas tenho melhorado bastante e esta técnica foi uma delas! :*
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Não conhecia e parece-me bem interessante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Dá muitos resultados, pelo menos eu notei bastantes diferenças na hora de estudar!
      Bijinhos

      Eliminar

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!