26 de julho de 2017

Como ser mais organizada em 4 passos #JTD26

Penso que toda a gente deseja ser um pouco mais organizada, principalmente aquelas pessoas que vivem na desorganização completa. Por isso não podia deixar de vos trazer algumas dicas, mais precisamente quatro dicas para quem quer começar a ser mais organizado. Claro que cada caso é um caso e nisto não há nada melhor que a tentativa-erro, mas estas são as dicas que acho que são essenciais para além da persistência!
   

Ter uma agenda

É algo indispensável e que facilita muito a vida. Deixa de parte os papelinhos e os post-its e adota uma agenda que te permita fazer listas, escrever notas etc., ou seja uma agenda que dê resposta às necessidades do dia a dia. Para começar sugiro ter uma agenda já estruturada e não o bullet jounal, porque acho mais fácil perder o hábito de escrever no bullet do que na agenda.

Listas de tarefas diárias

O importante é que as listas sejam realistas, não adianta de nada criar uma lista cheia de tarefas e depois não ter tempo para cumprir nem com metade delas. Isso só vai trazer frustração e  vontade de desistir. Começa por pequenas coisas e muito concretas até podes descriminar exatamente aquilo que precisas de fazer e não deixes nenhuma tarefa a meio: quando começa é para terminar.


Fazer pausas

As pausas são tão importantes como o tempo de trabalho. Permite-te fazer alguma coisa que gostas e não te esqueças de alimentar e beber água, de seguida vais ver que rendes muito mais.

Elimina as distrações

Qualquer que seja a tarefa que estás a fazer há sempre uma infinidade de distrações ao nosso redor e o telemóvel e o computador são duas grandes fontes de distração. Utiliza-os apenas se estritamente necessário e evita consultares algo que não precises. Por exemplo, se estás a fazer um trabalho ou a estudar e precisas de estar no computador evita entrar nas redes sociais incluído blogs e youtube, já que a probabilidade de desperdiçares muito tempo e perderes o foco é muito grande. Mas se por exemplo estás a arrumar a casa (isto é o que eu faço),  podes sempre ligar o computador à televisão e enquanto vais fazendo as lides domésticas vais ouvindo e vendo alguns vídeos... Mas atenção: não é para ficar sentado no sofá a ver os videos!

6 comentários:

  1. Confesso que tento seguir cada um desses passos. Infelizmente perco-me um pouco com as distracções hehe
    Beijinhos**
    Rose
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  2. A agenda e a lista de tarefas diárias são, sem dúvida, uma ajuda enorme. Costumo manter um post-it na agenda para sempre que tenho alguma coisa para fazer colocar logo lá :) xx

    https://littleoneoblog.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso escrevo mesmo no local do dia ou nas notas, mas também já usei com post-it's!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Não vivo sem a minha agenda, ajuda imenso, nem que seja no tel! Boas dicas!
    Beijinhos,
    http://10secondsinmyworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!