11 de outubro de 2017

Como se tornar mais organizado

Desde que comecei a ganhar gosto pela organização que tenho tentado vários maneiras de ser mais organizada. Procurei muita informação sobre o assunto, tentei várias técnicas e uso várias em simultâneo, mas há três regras que não podem faltar no quotidiano de quem quer ser mais organizado.

Disciplina
Sem compromisso não há organização! Não adiante de nada quer ser produtivo se não somos rigorosos connosco e se não assumirmos este compromisso que é sério.

Horários justos
Estabelecer horários para cada uma das tarefas é importante, mas o mais importante é que estes horários sejam justos. Não adianta estabelecer uma hora para algo que se faz em 10 minutos e apenas 20 minutos para alguma tarefa que demora mais tempo. Tenta ser justo com os horários estabelecidos, mas este é um dos aspetos que vai melhorando imenso com o tempo.

Planear com antecedência e Ter listas 
São duas dicas numa só, mas que para mim fazem todo o sentido. Planear o nosso mês, a nossa semana e o nosso dia pode parecer de loucos, mas ajuda-nos a ter uma visão geral da nossa vida. Começa por planear o mês no inicio de cada mês (ou no final do mês anterior), neste planeamento não deves descriminar tarefas muito pormenorizadas, mas sim as mais importantes como datas de entregas de trabalhos, frequências, consultas, etc. No inicio de cada semana (ou no final a semana anterior) planeia a tua semana. Coloca mais pormenores do que em relação ao planeamento mensal, mas novamente nada de muito detalhado. 
Agora sim chegaram as listas e o planeamento diário! Novamente podes começar o dia por o planear ou podes terminar o dia anterior a planear o dia seguinte.
Faz listas pormenorizadas de tudo mas TUDO o que tens de fazer e começa sempre pelas tarefas mais chatas. Inicialmente eu colocava tarefas tão simples como almoçar/jantar, tomar banho, preparar o dia seguinte, ...

Não é de um dia para o outro que nos tornarmos mais organizados, é todo um processo de tentativa e erro que pode fazer toda a diferença o nosso dia-a-dia.

Vamos começar a organizar?

Contem-me as vossas dicas de organização...

1 comentário:

  1. Uso todas estas técnicas e também desenvolvo imensos métodos para tornar os meus dias mais organizado e produtivo. Tenho um blog sobre organização e produtividade, onde também dou várias dicas de estudo e para as bloggers. Se gostas de organização tanto quanto eu acho que te pode interessar :) www.planyar.com

    Um beijinho enorme, Vera

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!