5 de dezembro de 2017

Organização # Computador organizado

Ao longo dos anos tenho tentado tormar-me cada vez mais organizada, para isso ao logo dos anos tenho desenvolvido os meus métodos de organização baseados nas minhas necessidades e nas matérias que li acerca do assunto. Se a desorganização no geral me faz muita comichão, a desorganização nos locais de trabalho fazem-me ainda mais confusão, mas principalmente no computador. Sim, hoje falamos da organização do computador!

Este sempre foi um espaço onde sempre fui muito organizada, mas não me apercebia disso. Só me apercebi verdadeiramente quando tive o meu próprio computador, aquando da entrada na faculdade, e estive em contacto com os computadores de outras pessoas. Telas carregadas de ficheiros, trinta pastas a dizer "nova pasta" outros tantos documentos word com a nominação "novo documento" - COMO ASSIM?! Como é que conseguem trabalhar assim?!"

Se são essas pessoas este post é para vocês vamos começar?

1.º passo - Dar nome a tudo
Sim! A tudo! Não há desculpa para abrir trinta documentos até encontrar o correto. Com todos os ficheiros identificados corretamente é muito mais fácil encontrá-los, no meu dia a dia coloco apenas o nome e a versão do documento caso seja necessário, mas em documentos do blog coloco sempre "Mil Coisas Por Fazer _ NOME". Há também quem prefira colocar data de forma a ficar "Mil Coisas Por Fazer _ NOME_DATA", confesso que ainda não me habituei a colocar a data mas estou a tentar.

2.º passo - Apagar tudo o que não precisas
Agora que já todos os documentos têm nome, sabes exatamente aquilo que precisas e o que não precisas por isso APAGA TUDO o que não precisas!

3.º passo - Organizar tudo em pastas e subpastas
Eu tenho pastas para tudo e mais alguma coisa e desta forma sei exatamente onde tenho cada documento mesmo que não o utilize há algum tempo. 
Por exemplo na faculdade costumava colocar "2.º ano - 1.º semestre - Prática de ensino.... - 1.documentos orientadores;  2.trabalhos;..." Compreendem? O nome da pasta é o nome exato da cadeira e depois distribuo tudo por sub pastas.  No blog tenho tudo organizado por categorias e subcategorias de posts. 

Estes são passos que podem demorar algumas horas, mas depois de terminado dispensa um pouco mais o tem tempo para desfragmentares os discos em utilização.

Como organizam o vosso computador?

2 comentários:

  1. Admito que o meu computador não está tão organizado quanto gostaria mas também não está assim tão desorganizado quanto alguns estão pelo menos os meus documentos tem todos “títulos”!

    Beijinhos, Hellen
    https://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!