17 de janeiro de 2018

Cronograma de escrita

Desde que fiz o Julho Todo o Dia no ano passado, que fiquei com o gosto de escrever todos os dias no blog, mas nem sempre isso é fácil. Desde esta altura que o blog deixou de ter cronograma fixo e isso não me estava a deixar nada contente, não tinha ideias para novos posts e acima de tudo, não tinha uma rotina que me "obrigava" a escrever. 
No final do ano passado decidi que os posts no blog seriam de segunda a sexta, deixando o sábado e o domingo para a organização e produção de posts da semana seguinte. Para tal conto com a ajuda de dois aliados fundamentais: a agenda em papel e a agenda do google. 

A agenda em papel permite-me fazer uma espécie de roteiro do post no que diz respeito a fotográficas que quero tirar, produtos que quer falar, etc. Já a agenda do google permite-me organizar os temas dos posts por semana e mês e organizar visualmente os posts que quero fazer.

O google calendar é um excelente aliado porque se sincronia com todos os nossas aparelhos tecnológicos e permite criar vários calendários, permite partilhá-los com quem quisermos e  visualizar vários calendários em simultâneo ou apenas um só.
Escolhi a cor amarela para representar o calendário do Mil Coisas Por Fazer porque é um dos tons blog e dentro deste calendário utilizo mais duas cores: vermelho para posts que quero fazer mas ainda não estão feitos e laranja para posts que estão escritos mas em que faltam as fotografias e, naturalmente o amarelo para posts que já estão prontos a ir para o ar. 

Para além de deste código de cores optei por estabelecer dias específicos para determinados temas, esta rotina pode variar consoante o mês, mas por exemplo em janeiro a segunda-feira é dedicada a posts com um cariz mais pessoal, a terça e a quinta são dias de beleza/maquilhagem, à quarta podem contar com posts de organização/produtividade e à sexta com posts sobre cabelo. 

Desta forma eu consigo organizar melhor as minhas ideias e evitar ter posts com temas repetidos muito próximos. 

Quem também utiliza o google calendar para se organizar?
Como fazem o vosso cronograma de posts?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!