26 de março de 2018

Resenha # Controlar as Birras

Quem segue o blog há algum tempo sabe que no mês passado comecei a trabalhar como educadora de infância numa creche. Mas na meio de tudo isto há um problema comum a (quase) todas as educadoras de infância que é a falta de formação em Creche.


Após duas semanas verifiquei que o grande desafio com que eu não estava a saber lidar muito bem eram as birras, isto porque no meu grupo de crianças poucas são aquelas que falam e que se expressam minimamente através da fala. Num dos dias decidi fazer uma pequena paragem no meu trajeto para casa e fui a uma livraria procurar livros da área da educação de infância, nada em concreto mas tenho necessidade de saber mais. 
Encontrei os dois livros da coleção "Como ajudar o seu filho a ..." da escritora, psicóloga e doutora em emoções francesa Stéphanie Couturier. Apesar de serem diretamente escritos para pais decidi comprar os dois e em pouco menos de dois finais de semana tinha ambos os livros lidos.

O livro "Como ajudar o seu filho a controlar as birras" apresenta uma primeira parte de fundamentação teoriaca sobre o que é uma birra, como e porquê que elas surgem. Esta fundamentação foi aquilo que realmente mais me interessou, uma vez que dificilmente consigo por em prática os exercícios que ela apresenta com 19 crianças ainda em fase de aquisição de fala. 
O livro é muito intuitivo e mesmo a parte teórica é muito fácil de perceber porque ela recorre muito a metáforas de forma a simplificar toda a complexidade das birras e de como as  resolver. É sem dúvida um ótimo livro para pais de crianças de qualquer idade e que não estejam a saber lidar com as birras dos seus filhos. 
Como podem ver o meu está todo sublimado e com algumas notas e as ilustrações são incríveis! São 60 páginas de pura diversão e aprendizagem!

Há mães desse lado?

1 comentário:

  1. Conheço algumas pessoas a quem poderia oferecer esse livro! Parece bastante bom e a apresentação é maravilhosa e chama bastante a atenção.

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!