16 de julho de 2018

Organize a sua vida financeira em 4 passos



Um dos temos pelo qual me tenho apaixonada ultimamente é Finanças. Não me interesso pela economia mundial, mas sim pela economia doméstica e neste post reuni quatro passos essenciais para organizar as suas finanças.
Como está a sua saúde financeira?! Será que gasta todo o dinheiro que tem? Tem dívidas? E as conta poupanças estão recheadas ou a zero?



Saber exatamente quanto dinheiro tem

Pode parecer uma ideia parva, mas sabe exatamente quanto dinheiro tem disponível neste momento?! Sabe exatamente quais  são as suas dívidas e em quê que gastou dinheiro nos últimos dias? Se não, está na hora de fazer uma visita ao seu extrato bancário e analisá-lo ao milímetro. 


Fazer um orçamento familiar e avaliá-lo

Na sequência do primeiro passo é essencial que faça um orçamento familiar mensal e que no final do mês pare a analisá-lo ao pormenor. Desde que comecei a utilizar e a analisar o meu orçamento familiar que tenho conseguido cortar nos pequenos gastos desnecessários que não tinha noção que influenciavam tanto a minha economia.



Criar metas de poupança

Quer comprar um telemóvel novo? Mudar de casa ou de carro? Então antes de se endividar faça um plano de poupança, junte grande parte do dinheiro necessário e depois sim compre. O ideal é juntar todo o dinheiro para não pagar às prestações, mas sabemos que nem sempre isso é possível. 


Ter um fundo de emergência 

Como não controlamos o amanhã é necessário termos um fundo de emergência para EMERGÊNCIAS e não para comprar o telemóvel que acabou de ser lançado no mercado. Este fundo serve ara cobrir despesas de saúde inesperadas, para um eventual conserto do carro ou em situações limite como a perda do emprego.

Gostariam de ter mais posts sobre este tema? 
Que dicas utilizam para salvar a vossa vida financeira?


6 comentários:

Muito obrigada pelo comentário! A vossa opinião é muito importante e ajuda-me a melhorar o conteúdo!
Após aprovação responderei a todos os comentários e visitarei os vossos blogs.
Espero que voltem!